BRINCANDO COM OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA

Brincando com os quatro elementos da natureza

A qualidade do brincar da criança com a natureza torna-se infinitamente cheia de significado e superior, pois, a força destes organismos vivos penetram na organização corpórea da criança e contribuem para seu desenvolvimento saudável, auxiliando nas defesas naturais do organismo.

 

 

Brincando com os quatro elementos da naturezaEstá disponível um lindo e-book escrito especialmente para os leitores do Educando Tudo Muda, intitulado Brincando com os  Quatro Elementos da Natureza.

Para ter acesso, basta apenas se cadastrar AQUI no site. Neste e-book destaco a importância do contato com a natureza desde os primeiros meses de vida da criança.

Quando oferecemos à criança a oportunidade de contato com os reinos da natureza, mineral, vegetal e animal, fortalecemos a verdade de que fazemos parte de um todo e pertencemos a um sistema, pois somos também natureza.

O contato com os quatro elementos, terra, água, ar e fogo, são absorvidos como forças que estão formando a criança, são vivências que serão impressas no organismo, na memória celular e que darão formas permanentes à criança; expondo a criança a fenômenos físicos materiais que expressam uma verdade espiritual, carregam em si um fundamento cósmico, permitindo que a criança penetre em processos vivos que estão em constante transformação.

Através do contato com as formas e movimentos vivos dos elementos naturais, que possuem texturas, cores, sons, aromas próprios e diferenciados, fortalecemos e nutrimos todo o organismo em formação da criança. A expressão da ideia criadora está intrínseca em cada elemento e é assimilada naturalmente pela criança ao brincar com a areia, a água, ao sentar na grama, pegar uma folha, uma flor. Cada pedra, cada concha, tem em si uma força criadora sendo expressa. Este é o mundo verdadeiro que devemos apresentar à criança.

Brincando com os quatro elementos da natureza

As brincadeiras com água viram festa rapidamente, que resultam sempre em relaxamento. Desde a vida intrauterina, o meio líquido é fundamental para o desenvolvimento humano. Nosso corpo é composto de 80% a 85% de água. A intimidade com este elemento é muito grande.

Um tanque de areia é para a criança tão importante quanto o pão. Brincar com a terra possibilita a compreensão do enraizamento, da interioridade das coisas. É a representação da vida social, através das brincadeiras de fazer comidinhas com folhas, sementes, etc.

 

O elemento ar coloca o corpo e a alma infantil em movimento. Qual criança que nunca sentiu o desejo de voar? Por isso as capas, as asas de borboletas são sucesso entre a criançada. Assim como empinar pipa, correr segurando um cata-vento, etc. Mas quem consegue colocar uma criança para dormir depois das brincadeiras com ar?

 

Brincando com os quatro elementos da natureza

E finalmente as brincadeiras com o fogo, que desafiam, mas também provocam fascínio e temor. Como nas noites de inverno, fazer uma fogueira, jogar gravetos nas chamas, observar seus estalos. Tudo isso atrai demasiadamente a atenção das crianças.

A qualidade do brincar da criança com a natureza torna-se infinitamente cheia de significado e superior, pois,  a força destes organismos vivos penetram na organização corpórea da criança e contribuem para seu desenvolvimento saudável,  auxiliando nas defesas naturais do organismo.

As formas e movimentos primordiais vivenciados através do brincar com os elementos, refletem o  profundo equilíbrio do Cosmo, que é assimilado com admiração e veneração pela criança. A esta criança não será preciso anos mais tarde despertar a consciência ecológica, ensinar o respeito à natureza, pois ela já amará a natureza como parte de si mesma.

Os primeiros sete anos de vida da criança é o período mais importante para o trabalho educativo de base. A criança se encontra totalmente confiante e aberta a assimilar o espírito do ambiente que a cerca. Há na criança uma força plástica interna em trabalho constante que é influenciada por tudo que a envolve. Todas as reações que ela apresenta a tudo que vem do meio exterior, são reações orgânicas e que vão aos poucos dando forma ao seu próprio corpo e qualidade ao organismo que está se desenvolvendo.

Como um grande órgão sensorial, a criança vive também para fora do seu corpo, ela percebe e vivencia o ambiente como uma extensão de si mesma. É por este motivo que ela tem empatia com tudo o que se encontra no ambiente, sejam seres humanos, uma pequenina formiga, as plantinhas, pedras, brinquedos, etc…Para a criança tudo tem vida e é extensão dela mesma. Alimentar os sentidos da criança com formas e substancias primitivas, com materiais naturais e vivos, que florescem, frutificam, deixando-a brincar livre em espaço amplo, aberto, ensolarado, é garantia de alegria, amor e saúde.

A escritora Lya Luft em seu livro Mar de dentro, fala claramente a este respeito ao refletir sobre suas lembranças de menina:

“Uma criança contemplando uma mancha na parede, um inseto no capim ou a revelação de uma rosa, não está apenas olhando: ela está sendo tudo isso em que se concentra. Ela é o besouro, a figura na parede, ela é a flor, o vento, o silêncio. Uma criança é a sua dimensão na qual o tempo, os contornos, texturas, aromas e sons são realidade e magia sem distinção.”

Nossa tarefa como educadores, sejamos pais ou professores, é a de proporcionar o maior número de vivências que fortaleçam as forças vitais. Como tudo em volta da criança é vivenciado por ela, devemos prestar atenção a três coisas muito importantes:

 

– qualidade nas impressões sensoriais

– possibilidade de espaço e movimento

– ambiente que inspire o brincar

 

Sob a infância pairam nuvens de encantamento, simplicidade e contentamento. As lembranças felizes da infância estão relacionadas com o calor humano e com a natureza. A criança necessita de comunhão com  a natureza para se desenvolver de maneira saudável.

Convido você a se aventurar com seus filhos e/ou alunos, explorando as possibilidades de brincadeiras com os quatro elementos da natureza. Cadastre-se no site, baixe gratuitamente o e-book Brincando com os quatro elementos da Natureza e bom divertimento. A natureza está a nossa disposição e agradece o contato e carinho.

Para terminar, deixo um belo poema para reflexão:

O menino rico

Nunca tive brinquedos.

Brinco com as conchas do mar

E com a areia da praia;

Brinco com as canoas dos coqueiros

Derrubados pelo vento;

Faço barquinhos de papel!

E minha frota navega

Nas águas da enxurrada;

Brinco com as borboletas nos dias de sol.

E nas noites de lua cheia

Visto-me com os raios de luar.

Na primavera teço coroas de flores perfumadas.

As nuvens do céu são navios, são bichos, são cidades.

Sou o menino mais rico do mundo,

Porque brinco com o Universo,

Porque brinco com o infinito.

(Maria Alceu N. S. Ilnzinger)

Abraço carinhoso,

Ana Lúcia Machado

6 Comments

  1. Responder

    Gessiany Mendes

    12 de dezembro de 2016

    Gostei muito desse site e espero compreender mais desse universo tão especial e essencial na formação de um adulto feliz! É o que espero contribuir, aprimorando meus conhecimentos, ajudando e enriquecendo não só o desenvolvimento da minha filha como daquelas crianças e pais que a cercam!

    • Responder

      Ana Lucia

      12 de dezembro de 2016

      Gessiany, muito bom tê-la aqui. O universo infantil é mesmo muito especial e repercuti por toda a vida. Vamos compartilhar muitos assuntos importantes e contamos com a sua participação. abraço carinhoso

  2. Responder

    Alan Lucas de Lima

    7 de novembro de 2017

    Antes de mais nada, gostaria de parabenizar o site por nos disponibilizar a nós futuros e aos que são educadores, se inovar e se autoconhecer e questionar o nosso sistema educacional brasileiro.

    Para saber, conheci (virtualmente) a Ana Lucia através de um professor na universidade (UEMG) Gazy Andraus, e também por meio do INTERESPE quando em uma Semana Pedagógica em nossa universidade, esteve presente o Prof. Dr. Ruy. Daí pude conhecer (Pesquisando) os membros desse grupo, inclusive a própria autora do site.

    Sobre o e-book, quando soube dele aqui no site propus em baixa-lo e utiliza-lo como auxílio a um plano de aula em uma Creche aqui em nosso município. Posso dizer que o fiz e desenvolvi com essa base, obtive muitos resultados, além de despertar nas crianças a curiosidade em estabelecer um relacionamento com a natureza que a cerca.

    Valioso saber que temos tudo a oferecer as nossas crianças, sobretudo quando se trata em brincar utilizando desses meios, seja a natureza ou qualquer outro que traga o lúdico no processo de ensino-aprendizagem no cotidiano de nossas escolas, com as quais se trabalha a Educação Infantil.

    Outro grande fator que estamos em academia discutindo é a “Escolarização Precoce na Educação Infantil”, um tema problemático em nossa Educação Infantil. E que o site também nos despertou a esse tema para se discutir como o nosso sistema educacional brasileiro, vem demonstrando essa realidade. Portanto, o site tem muito a nos mostrar e despertar para desenvolvermos com nossas crianças.

    Grato a Ana Lucia por seus posts e artigos, espero ainda estar também contribuindo pela Educação de nossas crianças sendo também, um Pedagogo.
    Abraço! Fico feliz em dar este depoimento.

    • Responder

      Ana Lucia

      7 de novembro de 2017

      Alan, é uma satisfação saber por meio desse rico relato, o quanto Educando Tudo Muda tem ressoado pelo Brasil afora, além de um grande incentivo ao nosso trabalho de conscientização sobre as temáticas atuais da infância e educação, onde buscamos um novo olhar e a quebra de paradigmas. Isso nos faz sentir motivados e cada vez mais comprometidos com a defesa da criança e a luta pela educação de qualidade. Sinta-se como nós aqui, contagiados por esta causa. Parabéns pela escolha em ser Pedagogo. abraço

  3. Responder

    Alexandra Acacia Pietruza De Oliveira

    16 de maio de 2018

    Olá Ana Lúcia!
    Eu e meu marido somos os idealizadores e responsáveis pela Mãe Natureza Brinquedos e Oficinas Criativas. Trabalhamos há 9 anos desenvolvendo brinquedos e oficinas que possam estimular pais e educadores a recordarem da importância da Natureza no desenvolvimento saudável das nossas crianças, resgatando um brincar mais alegre, simples e criativo!
    Desta forma, quando soubemos do seu trabalho e conhecemos o conteúdo do e-book “Brincando com os 4 elementos da Natureza”, ficamos muito felizes! Sempre bom conhecermos pessoas que conseguem de uma forma encantadora, transmitir saberes que nos inspiram! Assim, recentemente desenvolvemos um workshop para pais e educadores utilizando também os 4 elementos como base de aprendizado (além de histórias e músicas de qualidade). Buscamos fazer a nossa parte, contribuindo com o amplo trabalho de cativarmos cada vez mais pessoas que valorizem o belo, o criativo, o simples e o natural, tão importantes para a manutenção da saúde de todos nós.
    Parabéns por seu lindo trabalho!
    Abraços,
    Alexandra – Joinville/SC

    • Responder

      Ana Lucia

      16 de maio de 2018

      É uma alegria imensa ver o resultado do trabalho do Educando Tudo Muda,feito com muito amor, e constatar o quanto ele ressoa pelo mundo e encontra pessoas que se identificam, pessoas dispostas a potencializá-lo. Gratidão Alexandra pelo feedback tão motivador! Desejo à você e seu marido muito sucesso com seu agir no mundo. abraço caloroso

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS