PRIMEIROS SINAIS DE ENVELHECIMENTO. COMECE A COMBATÊ-LOS

Primeiros sinais de envelhecimento

Vida é movimento, é desenvolvimento! Estamos em contínuo processo de autoconhecimento e autoeducação com o intuito do aprimoramento de nossos potenciais. Velho é o ser humano que não desperta o eterno aprendiz dentro de si, que não se desafia a sempre aprender algo novo.

A partir dos 30 anos começam a surgir os primeiros sinais de envelhecimento, com as primeiras rugas na testa, região dos olhos, boca e nariz, tanto nas mulheres como nos homens, as tais rugas de expressão. A preocupação com a beleza é uma marca cultural do brasileiro: seis em cada dez pessoas consideram-se vaidosas e 66% acham que cuidar da beleza não é um luxo – mas sim uma necessidade.

A indústria nacional de cosméticos teve um crescimento de 275% em faturamento na última década, segundo dados da associação brasileira do segmento. Considerado hoje um dos maiores mercados do mundo, a cada ano aumentam os investimentos em pesquisas, e novos produtos são lançados no mercado com a promessa de garantir uma aparência mais jovial. E assim, milhares de pessoas alimentam este mercado que só no ano passado movimentou R$ 42,6 bilhões.

 

Primeiros sinais de envelhecimento

Mas será mesmo que os primeiros sinais de envelhecimento surgem com as rugas de expressão, ou o verdadeiro envelhecimento começa na alma humana?

 

 

Vale iniciar esta reflexão observando que todos os seres vivos nascem “prontos”, como as plantas e animais. Porém com o ser humano é diferente. Nós não nascemos prontos, somos seres em construção. Como diz o filósofo e professor Mario Sergio Cortella “Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta, e vai se fazendo”. Ao longo da vida, num processo doloroso e ao mesmo tempo lindo, vamos nos construindo, crescendo, amadurecendo. Temos toda a existência para construirmos a nós mesmos.

Sócrates dizia que “sábio é aquele que sabe que nada sabe” e que “o princípio de toda a sabedoria é o conhecimento de si mesmo”. Desta forma o autoconhecimento e a autoeducação devem ser caminhos trilhados pelo homem até o seu último sopro de vida.

Primeiros sinais de envelhecimento

Quando homens e mulheres perdem a vontade de aprender coisas novas constantemente, tem início o processo de envelhecimento da alma.

Há pessoas que vivem se referindo a experiências do passado e, dificilmente, se surpreendem com as descobertas feitas por outros. Você pode até se aproximar cheio de entusiasmo contando sobre uma nova experiência que te surpreendeu, mas elas se voltarão para você perguntando “Mas você não se lembra que quando comecei a trabalhar naquela empresa há 10 anos atrás, eu já falava que isso aconteceria assim?”. E por aí vai.

Para este tipo de pessoa, nada é novo, nada surpreende, tudo é previsível, tudo já foi dito e vivenciado. Fica evidente a dificuldade de se enxergar a vida com um novo olhar, se encantar e surpreender. Fica sempre a impressão de que nada se iguala ou supera as referências do passado. Fica faltando espanto!

Vida é movimento, é desenvolvimento! Estamos em contínuo processo de autoconhecimento e autoeducação com o intuito do aprimoramento de nossos potenciais. Velho é o ser humano que não desperta o eterno aprendiz dentro de si, que não se desafia a sempre aprender algo novo.

O envelhecimento chega para aqueles que se mostram incapazes de aprender, desaprender e reaprender. O envelhecimento chega para aqueles que deixam de sonhar, de almejar. O envelhecimento chega para aqueles que se sentem satisfeitos e com isso se acomodam, deixando de movimentar a energia vital. Samuel Ullman, poeta americano, dizia que “O tempo enruga a pele, mas abrir mão de entusiasmo enruga a alma”.

 

Seguem algumas dicas para manter a jovialidade:

Primeiros sinais de envelhecimento-Tome sol todos os dias , o sol tem ação antidepressiva.

-Reconecte-se a natureza, o contato com a natureza promove autorregulação do organismo.

-Resgate sua infância, desenvolva seu lado lúdico, brinque mais.

-Conquiste uma nova habilidade, aprenda um idioma, um instrumento musical, uma receita culinária, etc…

-Sonhe, os sonhos dão origem a mudanças .

 

Para finalizar, deixo um poema da querida poeta mineira Adélia Prado:

Primeiros sinais de envelhecimento

ERÓTICA É A ALMA

Todos vamos envelhecer… Querendo ou não, iremos todos envelhecer. As pernas irão pesar, a coluna doer, o colesterol aumentar.

A imagem no espelho irá se alterar gradativamente e perderemos estatura, lábios e cabelos.

A boa notícia é que a alma pode permanecer com o humor dos dez, o viço dos vinte e o erotismo dos trinta anos.

O segredo não é reformar por fora.

É, acima de tudo, renovar a mobília interior: tirar o pó, dar brilho, trocar o estofado, abrir as janelas, arejar o ambiente. Porque o tempo, invariavelmente, irá corroer o exterior.

E, quando ocorrer, o alicerce precisa estar forte para suportar.

Erótica é a alma que se diverte, que se perdoa, que ri de si mesma e faz as pazes com sua história.

Que usa a espontaneidade pra ser sensual, que se despe de preconceitos, intolerâncias, desafetos.

Erótica é a alma que aceita a passagem do tempo com leveza e conserva o bom humor apesar dos vincos em torno dos olhos e o código de barras acima dos lábios.

Erótica é a alma que não esconde seus defeitos, que não se culpa pela passagem do tempo.

Erótica é a alma que aceita suas dores, atravessa seu deserto e ama sem pudores.

Aprenda: bisturi algum vai dar conta do buraco de uma alma negligenciada anos a fio.

Abraço carinhoso

Ana Lúcia Machado

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS