Playoutside, alegria de brincar na natureza

Playoutside, alegria de brincar na natureza

Um movimento mundial de retorno à natureza está se espalhando pelo mundo. Playoutside – alegria de brincar na natureza tem como objetivo transformar o cenário atual da infância.

A primeira tarefa da educação é ensinar a ver. Através do olhar estabelecemos contato com a exuberância e beleza que há no mundo. A conexão com a natureza gera alegria e reverência, nos traz a consciência de pertencimento, de que estamos ligados ao todo. Homem e natureza – uma coisa só.

A natureza deve ser a 1ª leitura de mundo da criança. Além de aprendizado por si só, ela é também premissa para o desenvolvimento infantil saudável. Infância e a natureza estão intimamente ligadas.

As crianças brasileiras, segundos dados do relatório Children & Nature Network, estão entre as que tem menos contato com a natureza. Um dado alarmante, uma vez que transtorno de hiper atividade, déficit de atenção, depressão, pressão alta e diabetes, doenças comuns nos dias de hoje entre as crianças, estão diretamente relacionados com a falta de natureza. O desenvolvimento infantil saudável está ligado a este espaço mais amplo, está ligado a reconexão com a natureza.

Promovemos encontros em parques da cidade com o intuito de incentivar as crianças a brincar livre na natureza com seu familiares.

Saiba mais assistindo ao vídeo.

playoutside-27-de-novembro-10

Indicado para crianças de 2 à 8 anos e seus familiares

Programação:

1º momento: caminhada, caça aos tesouros da natureza e brincar livre

2º momento: vivência artística, brincadeira com elementos da natureza

Duração de aproximadamente 2 horas

Próximo encontro: em breve será divulgado

Coordenação:

-Ana Lúcia Machado, educadora, especializada em pedagogia Waldorf

-Marina Siracusa, pedagoga social pela Universidade de Aberdeen na Escócia

Leia depoimento de uma mãe participante do Playoutside:

“Eu e minha filha de 4 anos participamos da primeira edição do Playoutside. Foi muito importante para nós participarmos desta iniciativa  pois pudemos desfrutar dos benefícios de brincar juntas explorando a natureza. Neste mundo que anda tão corrido não paramos para desfrutar de coisas simples e as crianças estão sendo levadas por essa onda, suas agendas estão cheias e elas não tem tempo de fazer o que é próprio da infância “brincar”. No Playoutside a Bia pode brincar explorando a natureza tendo seus sentidos estimulados e podendo canalizar toda a sua energia em descobrir coisas novas, além de fortalecer nossos laços afetivos.” (Roberta Fernandes)

Cadastra-se no blog e baixe e-book gratuitamente BRINCANDO COM OS 4 ELEMENTOS DA NATUREZA

“A criança mais rica do mundo é aquela que brinca com o universo, com a natureza.”